Se tem uma coisa de que não podemos duvidar é do chão: não é necessário imaginar, não é necessário acreditar. O chão está sempre disponível, aqui, agora, nos oferecendo apoio. Este chão físico que podemos sentir e observar pode ser a base do nosso exercício contemplativo: ao permitirmos que nosso corpo repouse no chão, oferecemos à consciência a possibilidade de repousar no espaço. Nas práticas do corpo-vaso, trabalhamos a base, a altura e a abertura: liberamos corpo e consciência de hábitos, tensões e formas construídas.
“O corpo deixado à vontade, a consciência vai encontrando também o seu lugar de conforto e à vontade. No nível da consciência, a gente vai sentir, vai intuir: a vida mágica.
A vida é mágica.
A consciência participa magnetizando, encantando, enfeitiçando.
Com essa consciência que vai encontrando seu estado natural,
o corpo encontrando seu estado natural,
o coração com essa sensação de apoio e sendo bem-vindos,
nós vamos intuir e reconhecer que esse coração não é de uma pessoa.
Isso que eu estou manifestando não é pessoal.
É transcendente.
Então, transbordam os dons.”
Nesta página, assista a um trecho do encontro online “Chão: um tesouro embaixo dos nossos pés”, que foi realizado no dia 12 de abril de 2025. O vídeo tem pouco mais de 8 minutinhos. Vale a pena!
Se desejar, conecte-se a outros conteúdos disponíveis por aqui, relacionados a este tema:
▶️ O chão que buscamos não está em um lugar, relação, emprego ou país. Este é um vídeo de cerca de 15 minutinhos.
👣 [PRÁTICA] O despertar dos pés. Se você tem aproximadamente 30 minutos disponíveis, acompanhe a Márcia Baja nestas instruções de exercício para os seus pés.
🌳 [PRÁTICA] Enraizar e desmoronar. Nesta prática, começamos estabelecendo raízes superficiais e raízes profundas a partir do contato dos nossos pés com o chão.
Gravações do encontro Chão: um tesouro embaixo dos nossos pés
Se tiver interesse, você ainda pode adquirir o acesso à gravação do encontro online Chão: um tesouro embaixo dos nossos pés. Basta clicar aqui neste link para saber mais e fazer sua inscrição. São mais de 5 horas de gravação: fizemos exercícios, recebemos ensinamentos, partilhamos dúvidas e insights.
Beijos e abraços,
Barbara e Marcia.