Você sente que dorme e acorda com a cabeça cheia de ideias?
Mesmo que estejamos bastante conectadas aos exercícios que a Márcia Baja tem proposto, pode ser desafiador iniciarmos o dia conectadas ao chão, ao corpo. No encontro do Circoluz de agosto, recebemos instruções preciosas para experimentarmos antes de dormir e ao acordar, a partir da pergunta de uma das participantes:
Como a gente pode iniciar o nosso dia com o corpo-vaso? Muitas vezes a gente já inicia nosso dia no chão das ideias. Dormimos e acordamos pensando. Esquecemos do chão do corpo. Como podemos começar o dia como nosso pé no chão?
Neste recorte em vídeo, Márcia sugere que aproveitemos os instantes antes de deitar e logo ao acordar para “magnetizarmos” a cama. A sugestão não é nada que tome muito tempo e começa com simplicidade, à noite:
Então a gente para do lado da cama e faz o corpo vaso em pé. A gente sente os pés no chão, a gente exala, solta um pouquinho os ombros, dá uma desmoronadinha em pé. Apoia bem a cabeça. Se der vontade, se você sentir, você pode até dobrar o tronco, fazer uma flexão do tronco, dar uma esvaziada na taça. Dobra, solta, pendura a cabeça, pendura os braços, sobe.
Faz ali algo, pequenos movimentos que coloquem o corpo nessa condição, né?
Com chão, com apoio, envolto por espaço, exalando, inalando. Aí você senta na cama, solta os quadris, já dá uma desmoronadinha. Então muita gravidade, muita frouxidão. Aí você sente os quadris apoiados na cama aí ali você já pode fechar um pouquinho os olhos soltar o ar e daí deita daí você deita completamente na cama se cobre e fica em Shavasana Yoga Nidra, postura do cadáver. Antes de deitar para o lado, se você dorme de lado, ou mesmo que durma de barriga para cima, você deita com um pouquinho mais de presença.
Ao invés de se largar completamente na cama, você deita, fecha os olhos e olha para a escuridão.
(...) Aí você fica alguns instantes, sentindo a gravidade, acalmando os olhos, desmoronando, e daí pronto, daí larga, larga tudo isso.
Se você quiser, pode assistir à integra da gravação deste encontro aqui neste link.
Em nosso canal de YouTube, já uma playlist com as gravações dos encontros mais recentes do Circoluz. Clique aqui para acessar.
O Circoluz é um grupo aberto, gratuito, que se reúne sob a condução de Márcia Baja sempre na primeira segunda-feira do mês, das 19h às 21h. Se quiser receber um lembrete e o link do encontro, entre para o nosso grupo de avisos no WhatsApp.